Artigo de apoio Infopédia - ganso imagens de ganso

Artigos de apoio

Língua Portuguesa
com Acordo Ortográfico

Artigos de apoio

< voltar
ganso
canada goose kvinderrticleDetail">Designação de aves da família dos Anatídeos. Aves como o ganso-comum-ocidental (Anser anser), também conhecido por ganso-bravo-comum e por ganso cinzento, são animais com compleição vigorosa, com um bico curto e resistente, com as patas e os pés rosados e não possui manchas negras no bico como noutras espécies. A fase ventral não é listada e as partes anteriores das asas são de cor cinzenta. A cabeça e pescoço não são mais escuros que o resto do corpo. As asas são largas e rombudas. O comprimento total do ganso-comum-ocidental varia entre os 75 e 89 centímetros, o comprimento de asa varia entre os 410 e 485 milímetros, a sua envergadura oscila entre os 150 e 160 centímetros e o seu peso varia entre os 2,5 e 4,5 quilos.
Ocupa, geralmente, os rios, lagos e pauis, prados e pastagens. Alimenta-se de folhas e caules de plantas aquáticas. É o antepassado do ganso-doméstico. O acasalamento inicia-se na primavera e é, geralmente, vitalício. O ninho, que aproveita uma depressão do solo, é pouco fundo. É forrado com folhas e penugem. A postura é de quatro a seis ovos, cuja incubação demora entre 27 e 29 dias. A primeira coisa que as crias fazem ao nascer é conhecer o que os rodeia. A vigilância do ninho e o passeio dos filhos são as duas atividades mais importantes da vida de um macho.
Os gansos domésticos, geralmente brancos, são descendentes do ganso-comum-ocidental.
Como referenciar: ganso in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-27 16:50:40]. Disponível na Internet:
OUTROS ARTIGOS

imagens de ganso

ガチョウ
canada goose ranska
gås canada

BRASIL - FINLÂNDIA

Brasilia - Suomi

sábado, 25 de setembro de 2010

REVOADA DE GANSOS

Helsinki é uma cidade maravilhosa para quem curte natureza. Eu estou logo na frente!
Além das microflorestas dentro da cidade, dos muitos parque e praças, há também os animais selvagens.  Não é nada difícil encontrar esquilos e lebres no seu jardim ou quintal (no próximo post "Foto do dia" vou colocar a de uma lebre enorme que dei de cara hoje quando fazia minha caminhada). Dentre os pássaros eu adoro ouvir o blackbird ou melro. Mas acho que eles já migraram, pois há mais de um mês que não escuto o canto deles. Há também as gaivotas e as gralhas. 

Mas os que têm me encantado desde o verão são os gansos. Todos os dias os eles vem e vão, e passam voando fazendo aqueles desenhos de vôo em grupo bem característicos deles e.... muita zuada... é uma gritaria danada! Me fazem alegre o jeito deles. Assim que os escuto corro para a varanda para me deliciar com a festa deles. De manhã cedo eles vêm do Sul em direção ao Norte. E à tardinha fazem o sentido inverso. No começo eram grupos pequenos de uns 10 a 20 no máximo. Agora já são centenas. Creio que estejam se preparando para fazer uma longa viagem migratória antes do inverno. 

Ah! Só uma coisinha: são gansos mesmo (embaixo uma fotos de uma família deles em Suomenlinna aqui em Helsinki). Não são patos nem marrecos.

Hoje consegui registrar uma boa parte deles voltando para o Sul à tardinha:




2 comentários:

  1. Artur Amorim27 de setembro de 2010 06:06

    Que lindo, cara!
    É impressionante, para nós, brasileiros, ver isso em uma capital nacional.
    Bonito mesmo. Isso que é uma demonstração de desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  2. Irene Nousiainen27 de setembro de 2010 09:12

    Sim Artur. Também acho. E é por isso que saudade muito grande que sinto de minha família e amigos, não consegue me devolver a querer viver no Brasil. Somente de férias. Viver no meio da natureza e saber apreciá-la traz um sentimento muito gostoso de alegria e felicidade. É vida!

    ResponderExcluir
Adicionar comentário
Carregar mais...

Comente, acrescente, enriqueça...

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 


SEMED DE MATÕES

"A PRINCIPAL META DA EDUCAÇÃO É CRIAR HOMENS QUE SEJAM CAPAZES DE FAZER COISAS NOVAS, NÃO SIMPLESMENTE REPETIR O QUE OUTRAS GERAÇÕES JÁ FIZERAM.HOMENS QUE SEJAM CRIADORES, INVENTORES, DESCOBRIDORES. A SEGUNDA META DA EDUCAÇÃO É FORMAR MENTES QUE ESTEJAM EM CONDIÇÕES DE CRITICAR VERIFICAR E NÃO ACEITAR TUDO QUE A ELAS SE PROPÕE."(JEAN PIAGET)

Marcadores

quarta-feira, 18 de março de 2015

AMOR DE GANSO - IMAGENS - ESTÍMULOS LITERÁRIOS E VISUAIS

Está é mais uma linda história de amor de um pai ou um ganso, que se une a uma nova família, lutando contra todos e contra qualquer tipo de preconceito. É uma história de imagens mágicas da escritora Regina Rennó que o professor pode usar para fazer uma escrita coletiva com a turma ou individual, dependendo da faixa etária dos alunos.
Linguagem oral na Educação Infantil
Bate-papo para desenvolver a comunicação oral desde cedo
Cristiane Marangon (novaescola@atleitor.com.br) A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Porém, é recente a tendência de torná-la um conteúdo na Educação Infantil. Todos precisam saber se expressar e usar a linguagem em variadas situações comunicativas: conversas, entrevistas, seminários, ao telefone, entre tantas outras. Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante diversificar os assuntos tratados em sala de aula. O grupo pode discutir sobre uma reportagem, um fato recente ou até sobre um texto científico. Trazer outras pessoas para bater papo também ajuda. Uma advertência: quando planejar, avalie se a situação reproduz o que acontece na sociedade. Fazer um rodízio para que todos falem em uma roda de conversa, por exemplo, é uma coisa que não existe no mundo adulto.
Caderno de recordações A partir de 4 anos. TEMPO:De 30 a 40 minutos. ESPAÇO:Sala de atividades. MATERIAL: Fotos ou objetos relacionados aos relatos e uma caixa para guardá-los, caderno ou gravador. OBJETIVO: Contar de forma cada vez mais organizada as próprias experiências e despertar o interesse em ouvir os colegas. As crianças vão falar de suas experiências pessoais, como os passeios de férias, os encontros com familiares, as brincadeiras com animais de estimação e acontecimentos marcantes. Organize a turma sentada em roda e explique como será a atividade. Deixe à disposição dos pequenos materiais que ajudem a organizar as lembranças e tragam mais detalhes das experiências. Defina com a turma quantos dias da semana serão utilizados para o trabalho. Providencie um caderno ou um gravador para que as crianças possam rever seus relatos, fazer acréscimos ou reorganizá-los.
Todos são autores A partir de 4 anos. TEMPO: De 10 a 15 minutos. ESPAÇO:Sala de atividades ou biblioteca. MATERIAL: Livros, fantasias e fantoches. OBJETIVOS: Desenvolver a criatividade; o respeito pela fala do outro; e o discurso narrativo. Organize as crianças sentadas em roda e comece contando uma história que elas conheçam bem. Pode ser um conto ou uma fábula. Repentinamente, pare e peça a elas que continuem, sendo fiéis ao texto ou inventando. Deixe-as contar até um determinado trecho e retome lendo a história original. 
É possível também inverter a ordem pedindo que os pequenos contem ou criem o início. 
Deixe fantoches e fantasias à disposição para a atividade ficar mais interessante.
O primeiro seminário 5 anos. TEMPO: Variável. ESPAÇO: Sala de atividades. MATERIAL:Livros, filmes, informativos, TV, filmadora, fita de vídeo, cartolina, canetas ou lápis, lápis de cor ou canetas hidrocor. OBJETIVOS: Interação entre apresentadores e platéia; aprender procedimentos de pesquisa, como seleção de informações e síntese; elaborar roteiros; e organizar uma apresentação oral para informar o novo conhecimento para outras turmas. Escolha um assunto de interesse da turma ou apresente vários para que a garotada eleja um. Separe materiais como livros, filmes e artigos de imprensa e reserve alguns dias para os alunos pesquisarem. 
Mostre o texto para aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente, leia para eles ou peça aos que já são leitores que façam esse papel. 
Fotos e ilustrações também são de grande ajuda. 
Depois, prepare uma situação na qual os pequenos conversem com pessoas mais experientes. 
Os adultos não precisam ter uma relação direta com o assunto que está sendo estudado, pois o foco, nesse momento, é apenas desenvolver a comunicação. 
Reúna todos em uma roda e converse sobre a experiência vivida. 
Planeje com as crianças a apresentação oral do que foi estudado e elabore um cronograma de trabalho – que inclui a preparação de roteiros e ilustrações para apoiar essa comunicação verbal. Enquanto uns expõem, os demais pensam em perguntas para fazer. 
Organize momentos de avaliação com a sala toda. 
Essa estratégia é útil para identificar o que está faltando e novas pesquisas podem ser necessárias. Dê mais um tempo para isso e prepare novas rodadas de apresentação, dessa vez gravadas em vídeo. 
Reúna a classe e pergunte se alguém percebeu algum problema nas filmagens e o que se pode fazer para melhorar.
 Na hora do desfecho, pergunte à turma: “Onde será a apresentação?”, "Como será a disposição dos apresentadores para que todos possam vê-los e ouvi-los?”, “Onde ficarão os ouvintes?", “Haverá textos e ilustrações de apoio?” 
Por fim, elabore coletivamente os cartazes e convites para o evento e marque a data. 
Este projeto dura até quatro meses.
Sessão de teatro  5 anos. TEMPO: De 30 a 40 minutos. ESPAÇO: Sala de atividades e pátio. MATERIAL: Fantasias, maquiagem e adereços. OBJETIVOS:Desenvolver a expressão corporal; desinibir; e interagir com os colegas Para esta atividade, as crianças precisam já ter ouvido muitas histórias e saber de cor as falas dos personagens. 
Escolha algumas bem conhecidas e oriente a turma para se dividir em grupos, de acordo com as histórias que cada uma deseja encenar. 
As próprias crianças se encarregam de dividir os papéis, pois, com essa idade, já têm autonomia para isso. 
Durante um tempo, você vai enfatizar a fala e a entonação de cada personagem e outros aspectos importantes em um teatro, como a expressão corporal e a desinibição.
 Com essa parte resolvida, já é possível pensar no vestuário, nos adereços e no cenário. 
As crianças ensaiam um pouco a cada dia para se apresentarem no pátio da escola para as outras turmas.
Meu diário A partir de 4 anos. TEMPO:De cinco a dez minutos por dia. ESPAÇO: Sala de atividades. MATERIAL: Caderno, caneta ou lápis, cola ou fita adesiva, fotos e objetos relacionados às experiências diárias. OBJETIVOS: Elaborar relatos e construir um diário com escritos, fotos e outros objetos. Ao fim de cada dia, reúna as crianças para falar sobre as coisas mais marcantes que cada uma viveu na escola. 
Anote as falas em um caderno e cole lembranças que apóiem esses relatos, como fotografias, embalagem de algum lanche que foi dividido entre os colegas ou um desenho feito em grupo. Depois das duas primeiras semanas, as crianças podem levar o diário para casa, uma por vez, para contar à família as aventuras do dia-a-dia na escola. Esta atividade pode se estender pelo ano todo.
Roda de conversa IDADE:A partir de 4 anos. TEMPO:De 15 a 40 minutos por dia. ESPAÇO:Sala de atividades. MATERIAL:Tapete, almofadas e material sobre o tema a ser tratado.
 Se for uma notícia, por exemplo, é preciso um jornal ou uma revista. OBJETIVO: Falar e ouvir sobre sentimentos, emoções, curiosidades e descobertas. Esta atividade deve ser promovida diariamente, de preferência antes de todas as outras. 
Sentadas em círculo num lugar aconchegante, as crianças falam de si, expressam sentimentos, opiniões e pontos de vista. 
Em contrapartida, elas aprendem a ouvir os outros. 
Planeje a rotina coletivamente com a turma, que decide a seqüência de ações e a dinâmica do grupo. 
É um bom momento também para resolver conflitos e para tratar de assuntos de interesse comum, como uma notícia que está na mídia. 
É importante que a roda de conversa aborde o que realmente acontece entre as crianças, afinal ela é um retrato de suas relações sociais.
Contadores de Histórias  A partir de 4 anos. TEMPO: De 20 a 40 minutos por dia. ESPAÇO: Sala de atividades. 
MATERIAL: Livros ou histórias memorizadas, tapete, almofadas, gravador e fitas cassete. OBJETIVOS: Recontar histórias; gravar uma fita cassete com as narrativas favoritas do grupo para presentear as turmas de crianças menores; conhecer e apreciar textos literários; e falar das preferências e dos sentidos do texto. O primeiro passo é selecionar as histórias que você vai ler ou contar para sua turma. 
Elas devem despertar ou manter nos ouvintes o interesse e o prazer em escutá-las. 
Na hora da leitura, organize a turma de maneira que todos possam escutá-lo e enxergar as ilustrações, se houver. 
Apresente o texto em forma de breve resumo e explique as razões de sua escolha. 
Leia ou conte em voz alta e destaque o que achar interessante. 
Garanta um tempo para conversar livremente sobre o texto ou até mesmo para relê-lo.
 Faça isso com várias histórias. 
Depois que as crianças já conhecerem um bom repertório de memória, reúna-as em uma roda e peça a um voluntário da própria turma que conte uma história para os colegas. 
Grave a narração e avalie com todos: "É possível escutar?", “Precisa de fundo musical?”, “Tem muito ruído?” 
Caso precise de um ambiente mais silencioso, por exemplo, providencie uma sala com uma acústica melhor.
 Considerando todas as colocações, ensaie com os pequenos e grave todas as histórias em uma fita. Compare o resultado inicial com o final e discuta. 
Está pronto um presente para uma outra turma da escola. 
Planeje uma data para a turma entregá-lo. Postado por REGINA SEABRA MATÕES às 07:21 Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar com o Pinterest Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial Assinar: Postar comentários (Atom) Volta às Aulas
Frases Pequenas kipasa.com
www.kipasa.com kipasa.com
www.kipasa.com kipasa.com
www.kipasa.com

via GIPHY

via GIPHY

Atividades para Educação Infantil
Atividades para imprimir
Link aqui... kifofo.com
www.kifofo.com Clique aqui e tenha acesso ao Blog Clique para entrar num ótimo blog

Random
Random Canal-educar.blogspot.com.br - Educação
Oficina do Gif







amor pela educação e paixão pela arte







Nomes R
Nomes R Bem Vindo
Imagem de Bem Vindo http://i1262.photobucket.com/albums/ii603/Gracitafraga/carinhos_zps1472b697.png kipasa.com kifofo.com kifofo.com kifofo.com kifofo.com kifofo.com kifofo.com kifofo.com kifofo.com [Glitterfy.com - Glitter Photos
Clique aqui e visite meu Blog







Clique aqui e visite meu Blog





Recados para Orkut


totalgifs.com bonecos-massa gif gif 3dde.gif


Nome da música Cursor by BODY{cursor:url(http://www.sotemplates.com/animal003.ani);} Lininha's Little Place
Frases de Famosos

Orecados.com
Recados para Facebook - Clique Aqui!






Use a full address : http://www.yoursite.com/path/page.html

SEGUIDORES

pássaro voador

Código: Selo Blog

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

Barra de vídeo

Loading... Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao BLOG DA SEMED DE MATÕES-MA

EFEITOS ESPECIAIS

efeito topo da pagina

Clique aqui e pegue o seu do Site Tony Gifs Javas v

html/javascript

html/javascript


Borboletas
Borboletas

HTML/JAVASCRIPT


Anjos
Anjos

RÁDIO POP


Borboletas
Borboletas

Google+ Badge

SEMED DE MATÕES-MA

EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA. "Augusto Cury"

EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA. "Augusto Cury" contador de visitas para blog contador de visitas para blog contador de visitas html .estatus { font-size: 12px; border-bottom:2px dashed #FFC0CB;width: 200px;} Visitas

Total de visualizações de página

Sparkline Gerenciando Blog - Dicas para blogs

ADMINISTRADORA DO BLOG

Minha foto REGINA SEABRA MATÕES  SOU PROFESSORA, BLOGUEIRA,DINAMICA,ALEGRE,AMO MINHA PROFISSÃO E MINHA FAMILIA.PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE MATÕES-MA.FORMADA EM LETRAS/PORTUGUES,PÓS GRADUADA EM METODOLOGIA DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA.ATUALMENTE TRABALHO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE MATOES,NO SETOR PEDAGOGICO.GOSTO DE NAVEGAR NA INTERNET,BUSCANDO NOVIDADES E ADORO FAZER NOVAS AMIZADES.SOU TRASPARENTE,MUITO SENSIVEL A TUDO QUE ACONTECE AO MEU REDOR.AS POSTAGENS QUE NÃO SÃO DE MINHA AUTORIA RECEBEM OS DEVIDOS CRÉDITOS E FONTES DE ONDE FORAM RETIRADAS.A INTENÇÃO É DIVULGAR,TROCAR IDEIAS,INFORMAÇÕES E ENRIQUECER NOSSO TRABALHO QUE É EDUCAR.SOU EDITORA DESTE BLOG.SEJA BEM-VINDO ! Visualizar meu perfil completo

CANAIS DE NOTÍCIAS

LEITURA DELEITE SEJA GIRASSOL from Marisa Seara Glitters
Ilusão de ótica
Imagens para Facebook! www.RecadosOnline.com
RecadosOnline.com
RecadosOnline.com
Recados Online
Recados Online
Gestão Democrática Da Educação from regicenci Devocional diario (1) from Eunice Mendes de Oliveira Mensagem ao professor from Eunice Mendes de Oliveira O menino que_aprendeu_a_ler[1] from Eunice Mendes de Oliveira Eunice from Eunice Mendes de Oliveira A arte de contar histórias from Eunice Mendes de Oliveira PNAIC - Refletindo sobre a ortografia na sala de aula from ElieneDias PNAIC - O trabalho com ortografia na escola from ElieneDias Hipóteses da psicogênese da língua escrita segundo emília from profeannecunha Pacto nacional unidade 3 ano 1 from anthonielly Minicurso falando de alfabetizacao e letramento from Eunice Mendes de Oliveira Apresentaopsicognesedalnguaescrita 110616193411-phpapp01 from pedagogia para licenciados 1.processo de ensino e aprendizagem from Alba Mate Mate Gestão Democrática Da Educação from regicenci A Difícil Arte de Conviver from lucianaraspa A ARTE DE SE RELACIONAR from Maria Gabriela Silva FABULA DA CONVIVENCIA from Maria Gabriela Silva
Recados para Orkut



Recados para Orkut



Recados para Orkut



Recados para Orkut



Recados para Orkut



Recados para Orkut



Recados para Orkut



Recados para Orkut



Recados para Orkut



Recados para Orkut



Recados para Orkut



Recados para Orkut


Veja mais Gifs Animados

Veja mais Gifs Animados

O menino que aprendeu a ver from Rosemary Batista Avaliação do dia 1704 gisele from Rosemary Batista LEITURA DELEITE - CADÊ, CADÊ from Marisa Seara Parabéns pelo lindo Blog!

Recados de Feliz Dia dos Pais

HTML/JAVASCRIPT

HTML/JAVASCRIPT



Recados de Beijos

HTML/JAVASCRIPT


Anjos
Anjos



Recados de Beijos


Anjos
Anjos

HTML/JAVASCRIPT


Educação
Educação

HTML/JAVASCRIPT


Salmos