El Ganso - Lojas em Portugal roupas de ganso canadense

canada gansa brantaader" class="container">

roupas de ganso canadense

canada goose vendita uk
canada goose citadel
canada goose продажа mens
giacche canadese
canadá ganso usa

CELPIP: conheça o teste de proficiência canadense

De sigla curiosa e poucos conhecedores desse sistema, o CELPIP, ou Canadian English Language Proficiency Index Program é capaz de colocar muitas pessoas em dúvida sobre qual teste de proficiência escolher na hora de pleitear uma bolsa de estudos, uma oportunidade de trabalho ou uma cidadania em solo estrangeiro.

Mas a questão principal que nos leva ao CELPIP não consiste nessa dúvida, mas no significado e na importância dele para àqueles que estejam atrelados à atividades no Canadá – e precisem de comprovativos de um vínculo linguístico.

O que é o CELPIP?

Quando falamos em testes de proficiência na língua inglesa, certamente nos vêm à mente nomes como o IELTS (International English Language Testing System) ou TOEFL (Test of English as a Foreign Language), certo? Mas e CELPIP. Como você pode fazer uso desse programa?

O caso do CELPIP, como já se fez claro no nome dessa sigla, é mais específico que os demais. Ao invés de ser um exame de proficiência em inglês aceito nos países onde este é o idioma nativo, o CELPIP tem validade somente em território canadense.

A restrição do exame se estende também ao uso do resultado do mesmo, uma vez que permitirá somente processos para fins de imigração (aceito pelo IRCC – Immigration, Refugees and Citizenship Canada) e admissão em algumas instituições de ensino superior no país, geralmente relacionadas a área da saúde. Basicamente, não há nenhuma outra finalidade para a realização de tal teste.

Como funciona

Assim como o IELTS, o CELPIP também possui duas opções de avaliar a proficiência aos que necessitam desse exame, sendo eles o CELPIP General e General LS. Veja quais são as diferenças:

  • General: com duração de 3 horas, avalia as habilidades em Listening (ouvir), Reading (leitura), Writing (escrita) e Speaking (falar), tendo como indicação àqueles com objetivo de imigrar ou estudar no Canadá. A pontuação é aceita no Express Entry (programa de residência permanente) e em alguns cursos do ensino superior.
  • General LS: como as duas letras adicionais sugerem, essa opção inclui a avaliação somente das habilidades em Listening (ouvir) e Speaking (falar). É realizado por pessoas com idades entre 14 e 64 anos que desejam complementar o processo para obter cidadania canadense e tem duração aproximada de uma hora e dez minutos.

Em ambos os casos, o teste visa abranger o inglês canadense, bem como seus sotaques e expressões mais particulares com a finalidade de fazê-lo imergir nas atividades cotidianas do país.

O exame, ao contrário do IELTS, é executado 100% através de um computador; o tomador não possui qualquer contato com examinadores durante a execução do teste. Para completar as questões de Reading e Writing usam-se o mouse e teclado e, para Listening e Speaking será fornecido um headset e microfone.

A duração do exame se dá aproximadamente e por módulos, sendo a duração do Listening, de 47 a 55 minutos; Reading, 55 a 60 minutos; Writing; 53 a 60; e Speaking, de 15 a 20 minutos. O formato do teste, bem como o número de questões para cada segmento da avaliação podem ser consultados através do site do CELPIP.

A pontuação dos níveis de proficiência é determinada por valores que tem início em M (0, 1 e 2), considerado um conhecimento mínimo ou insuficiente, e vai até a máxima de 12 pontos – conhecimento avançado no idioma.

O resultado estará disponível online dentro de 8 dias úteis, porém os tomadores podem ainda solicitar a modalidade Express Rating e ter suas notas dentro de 3 dias úteis. Essa agilidade a mais tem custo de CAD$ 70 + taxa para o General LS e CAD$ 100 ou CAD$ 150 + taxa no General Test.

E será que você está pronto para alcançar a nota máxima no CELPIP? Veja no site do programa a nova ferramenta de Test Preparation, onde o candidato poderá realizar um teste gratuito e sem validade para testar seus conhecimentos após um breve cadastro no site ou aplicar para um preparatório a ser realizado no Canadá mediante formulário de inscrição.

Quem deve fazer

O CELPIP é o único teste canadense aprovado e direcionado para assuntos de imigração, refugiados e residência permanente para fins de estudo ou trabalho (com algumas limitações específicas). Basicamente, o exame prova a proficiência em inglês de candidatos com interesse em:

  • Status de residente permanente no Canadá sob os programas:
  1. Canadian Experience Class (CEC)
  2. Federal Skilled Trades Program (FSTP)
  3. Federal Skilled Worker Program (FSWP)
  4. Start-up Visa Program
  5. Diversos outros programas de nomeação provincial
  • Aplicação para cidadania canadense
  • Alberta Human Services – Child Care Staff Certification
  • Alberta Institute of Massage
  • Association of Saskatchewan Realtors
  • BC Health Care Assistant (HCA)
  • NorQuest College ELP (English Language Proficiency)

Quando e como se inscrever?

Ao contrário dos demais testes de proficiência, o CELPIP é realizado somente em território canadense ou em alguns pontos nos Emirados Árabes Unidos, precisamente na cidade de Dubai. No total, são 30 postos de aplicação do exame.

Para começar, basta acessar o Test Locations disponibilizado no site, escolher a cidade em que deseja realizar a prova e clicar em Open, para dar início ao registro online. É possível também efetuar um registro direto (sem a necessidade de abrir o mapa) ou enviar um formulário específico por correio para a unidade selecionada, mas nunca pessoalmente.

No Canadá, os custos para inscrição ficam em média a CAD$ 265, e em Dubai essa taxa fica em CAD$ 318. O pagamento pode ser feito por cartões de crédito VISA, MasterCard e American Express ou meios como PayPal e money order via email.

As avaliações são aplicadas pelo Paragon Testing Enterprises, uma subsidiária da Universidade de British Columbia. Portanto, a instituição disponibiliza uma diversidade de materiais para que as pessoas possam estudar e então aplicar com exatidão os conteúdos solicitados nos CELPIP.

Através da CELPIP Store é possível comprar esses materiais, seja em livros físicos ou digitais. Maiores dúvidas sobre o processo podem ser solicitados através do telefone 1-800-958-5186 ou pelo email info@celpip.ca.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas também no Facebook e YouTube

Veja também:

  • IELTS: o que é, como funciona e inscrições
  • Saiba tudo sobre o TOEFL
  • 7 erros comuns em inglês e como evitá-los
  • Faculdade no Canadá: quanto custa, como se candidatar
  • Como trabalhar no Canadá: vistos e vagas de emprego
  • Estudar inglês no Canadá em 2017: preços, melhores escolas
  • Morar no Canadá: estudar, trabalhar e como ir com os filhos
Atenção Atenção
Este conteúdo é de exclusividade do Já Fez as Malas e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

Sobre o Autor

Heloisa Von Ah

Apaixonada por cinema, gatos e tecnologia, descobriu que viajar também é indispensável. Percebeu que o mundo é bem maior que uma cidade do interior paulista e após mais de um ano em Portugal, aguarda a próxima aventura.

CanadácelpipTeste de Proficiência

Artigos Relacionados

  • BIXBY BRIDGE, no Big Sur
  • Centro do Québec


Casacos de inverno masculinos

Casacos masculinos em vários modelos para todos os climas. Descubra os casacos do desfile e nossos modelos icônicos, desde sobretudos e pea coats a parcas e duffle coats. Os warmers dos casacos são confeccionados em cashmere, lã e shearling e os modelos de textura leve em algodão, tecidos tecnológicos e gabardine impermeável.